Passe os verbos grifados ao Futuro Simples (formal) .
   cairá      colocará      conseguirão      criarão      custará      Desenvolveremos      durarão      explicará      falará      ficará      funcionará      mostrará      será      servirá      terá   
Um robô que abre ___abrirá____ a geladeira e te serve um suco. Ou que coloca os pratos e copos sujos na máquina de lavar louças. É para estas e outras tarefas domésticas que engenheiros do Instituto de Tecnologia Karlsruhe criaram os “robôs humanoides”, ideia apresentada na feira de tecnologia que tem como foco a pesquisa de novas iniciativas para o setor.
A diferença deste robô para outros é a capacidade de aprender o nome de objetos por meio de diálogos com humanos. “Desenvolvemos o projeto de maneira que os robôs conseguissem entender a linguagem humana sem a necessidade de inserir códigos da ciência da computação no meio da conversa”, disse Tamim Asfour, responsável pela divisão da KIT que concebeu a ideia.
Em uma demonstração, um dos funcionários do instituto mostrou ao robô um livro e explicou sobre o que a obra se trata. A voz do robô, que é bilíngue e fala inglês e alemão, é semelhante à de Hal-9000, do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Asfour disse que o modelo atual do robô apresentado na feira funciona com duas baterias de carro que duram cerca de três horas. No entanto, o grupo de engenheiros já está trabalhando em uma versão mais moderna — desta vez, uma máquina com “pernas” –, com apenas uma bateria.
“Nosso objetivo é lançar no mercado esse robô, que é uma espécie de ajudante da casa, o mais breve possível”, afirmou Asfour. O preço, porém, é salgado. O modelo atual custa cerca de 200 mil euros, enquanto a versão mais nova custou à equipe 300 mil euros. “Mas, a partir do momento em que começarmos a produzir em massa, acredito que o preço vai cair e vai ficar mais acessível ao público em geral”, afirmou Asfour.
Renata Miranda – Jornal O Estado de São Paulo - adaptado